Síndrome do Final de Ano

final de anoQuando o final de ano se aproxima, algumas pessoas ao invés de se sentirem contagiadas pelo clima de alegria das festas de natal e de ano novo começam a se sentir angustiadas, estressadas, com uma ansiedade crescente.

E isto é mais comum do que se pensa.
Nos Estados Unidos esse fenômeno é chamado de “holiday heart syndrome” e em português chamamos de “síndrome do final do ano”.

Segundo uma pesquisa feita pela ISMA-BR – International Stress Management Association, esse período que antecede as festas de final de ano gera estresse e ansiedade em 80% das pessoas entre 25 e 55 anos, e isso se traduz em insônia, irritabilidade, melancolia, depressão, ganho ou perda de peso.

Coisas como pendências de trabalho, as compras de final de ano aumentando as despesas da família, trânsito, filas e aglomerações em shoppings e supermercados, pressões familiares, provas finais das escolas, vestibulares ou prazo para entregar o trabalho final de conclusão de Faculdade, planejamentos feitos para o ano que finda e que não deram certo ou a solidão que abate alguns, se somam a pressão por aparentar felicidade e capacidade de se divertir nas festas, e podem tornar esse período do ano em algo perto do insuportável.

O que fazer para aliviar esse mal estar característico desta época do ano? Considere o uso de essências florais para ajudar a encontrar um jeito novo, mais eficiente e equilibrado de lidar com as pressões da vida.

anjoA Terapia Floral cuida da pessoa que enfrenta momentos de estresse, ansiedade ou que sofre de ansiedade crônica, com essências florais específicas para: fortalecer a paz interior; aumentar a coragem de enfrentar as situações estressantes; ajudar a diminuir a hiperatividade mental.

Alguns precisam de essências florais para acalmar e estabilizar o mundo emocional, outros para aumentar a criatividade e o bom humor ao lidar com as situações estressantes. Desta forma cada um é diferente na vivência da ansiedade e do estresse e recebe da Terapia Floral um atendimento criterioso e personalizado.

Existem essências florais bastante adequadas também para aqueles que precisam de mais foco e atenção, para aumentar a vitalidade mental, física e emocional em tempos de provas e exames. Um exemplo é a essência floral Madia, da Califórnia, para aumentar a concentração e a essência floral Olive dos Florais de Bach, muito usada para a exaustão mental, física e emocional.

Hoje há algumas dezenas de opções diferentes de essências florais para quem enfrenta esses momentos de tensão antes dos exames de final de ano e muitos já sabem disso, porque, meu consultório nas vésperas dos vestibulares, ENEM, entrega de TCC, lota com esse grupo de estudantes procurando ajuda específica para essas questões.

Há essências florais ótimas também para a sensação comum descrita como “deu um branco”, quando parece que falta imaginação, criatividade, atenção, naqueles que escrevem um trabalho de conclusão de curso, como o TCC. Gosto muito de usar algumas essências florais para que o estudante consiga relaxar depois que tudo passa, porque sempre tem aquele que fica “ligado no 220” depois dos exames e não consegue descansar.

Mas para muitos o que estressa mesmo é que esta época de final de ano é muito propícia à reflexão sobre o ano que passou, propiciando momentos de angustias quando se verifica que não foram cumpridos planos e projetos. A estes a Terapia Floral ajuda favorecendo a clareza e a serenidade ao se olhar para os projetos que não aconteceram ou que não deram certo, limpando culpas e mágoas, fortalecendo objetivos e servindo de suporte para que se façam novas escolhas para o próximo ano com alegria e esperança.

Para quem não tem tempo de agendar uma consulta com seu Terapeuta Floral, mas gostaria de usar essências florais para entrar no novo aano mais otimista e esperançoso, é possível usar uma das Fórmulas Florais do Alaska, que apesar do nome são preparadas aqui no Brasil em parceria com a Alaskan Flower Essence Project, e que já veem prontas para uso. Destas fórmulas eu recomendo, no final do ano, o uso da “Com sucesso” para quem precisa de mais determinação para o próximo ciclo de vida, além de otimismo e coragem para seguir sua estrela. Ou ainda a “De bem com a Vida”, para quem quer entrar no próximo ano com mais esperança e alegria.

Dá tempo de ter um planejamento mais feliz para a vida que se renova neste final de ano, pois apesar de cada pessoa ter a sua história, a sua forma pessoal de lidar com as situações estressantes da vida e trazer consigo sua bagagem emocional, as essências florais começam a atuar no momento em que começamos a fazer uso delas. Desta forma, há relatos de sensação de melhora imediata, e outros de percepção de melhora ao longo da primeira semana de uso, apesar de sempre ser aconselhável um prolongamento do tratamento para além desta primeira semana de resgate do bem estar, a fim de se consolidar a melhora do estado de espírito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *