Crise – Quando chega a tempestade…

images

*

* De quando em quando verdadeiras tempestades desabam sobre a face da Terra, devastando tudo que encontram pela frente.

Assim também ocorre com nossas vidas. De repente somos pegos por tempestades, às vezes, sem percebermos os sinais dos tempos .

A “tempestade” pode vir em forma de uma perda de um ente querido, de um emprego, de dinheiro, de um amor.

Pode ser uma doença, um acidente, ou a criminalidade crescente da cidade em que se vive.

Todavia, às vezes, vem como uma seqüência de acontecimentos avassaladores, típicos de um relacionamento afetivo tumultuado por brigas e desentendimentos, desencontros e traições.

Ou se temos a notícia de um filho ou um amor envolvido com drogas.

Outros são surpreendidos por catástrofes naturais: terremotos, avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, incêndios..

Na hora da tormenta, quando parece que o céu esta desabando sobre nossas cabeças, há um socorro ao alcance de nossas mãos, que pode trazer equilíbrio serenidade, força e disposição, que nos sustentem emocionalmente durante essas fases de intensa transformação: usar essências florais..

Existem algumas dezenas de essências florais criadas em diferentes lugares do mundo e que podem ajudar muito nessas horas.

Selecionei apenas algumas essências florais que oferecem conforto e amparo, e que podem ser usadas em conjunto ou em separado, dependendo da necessidade pessoal.

Rescue Remedy – fórmula de essências florais para emergência do Dr. Bach. Uma essência para ser usada em emergências, crises e momentos de choques e sustos. O Dr. Bach criou essa preciosa fórmula de florais de consolo e conforto espiritual e emocional, mas que também traz presença de espírito, força e coragem de enfrentar o desafio, além de garra para sobreviver. Essências florais que a compõem: Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose, Star of Bethlehem.

Sweet Chestnut – essência floral do Dr. Bach. Esta essência floral traz fé, confiança e coragem, principalmente quando sentimos que podemos estar a um passo do aniquilamento; vivenciando a “noite escura da alma”; quando chegamos ao fundo do poço, ou nos sentimos sem saída. É uma essência floral para a transcendência, quando precisamos renascer, através da entrega a um Poder Superior, ajudando a nossa alma a se abrir e se entregar a uma nova identidade espiritual.

Waratah – Sistema do Bush Flower Essences – Australia. Essência floral que promove qualidades como força, coragem, adaptabilidade, fé, tenacidade, perseverança e intensificação das habilidades de sobrevivência em tempos de crise, de desespero profundo. Pode ser usada quando existem sentimentos suicidas, ou se atravessa “a noite escura da alma”. Ajuda a trazer adaptabilidade e a capacidade de enfrentar satisfatoriamente toda sorte de emergências, segundo seu produtor Ian White, no livro Essências Florais Australianas, da editora TRIOM.

Angélica – Flower Essence Society – Califórnia. Essência floral que traz a sensação vívida de que não estamos sós, de sermos amparados e protegidos por seres angelicais em momentos de crise e de mudanças importantes em nossas vidas.

Echinacea – Flower Essence Society – Califórnia. Uma essência floral para quando nos sentimos devastados e experimentamos a sensação de que fomos feitos em pedaços. Ela ajuda a reconstruir o senso de identidade, resgata a integridade, juntando de novo “os cacos” para seguirmos em frente, trazendo, também, um forte senso de proteção do Eu.

Arnica – Flower Essence Society – Califórnia. Tem uma ação cicatrizadora e reconstrutora para casos de choques e traumas, restaurando nosso campo de energias mais sutis, trazendo uma força ensolarada de vida.

Bleeding Heart – Flower Essence Society – Califórnia. Para cicatrizar os corações partidos quando em fase de luto ou no término das relações afetivas.

Bálsamo – Filhas de Gaia -Brasil. Esta fórmula composta de florais brasileiros é uma das mais indicadas para cuidar do sofrimento, quando este é decorrente de uma perda (afetiva, física, profissional) que envolva imensa tristeza ou depressão.

Star of Bethlehem – essência floral do Dr. Bach – a essência floral pós-trauma criada pelo Dr. Bach, que consola, cicatriza, conforta, e alinha nossa personalidade com nossa força interior divina e transcendental.

Post-Trauma Stabilizer – Flower Essence Society – Califórnia. Uma fórmula de florais que pode ser usada quando precisamos reconstruir os circuitos de energia de nossa alma, após termos passado por catástrofes, perdas e traumas, trazendo calma, força interior e disposição para seguir em frente. Ela é composta das seguintes essências florais: Arnica, Bleeding Heart, Echinacea, Glassy Hyacinth, Green Cross Gentian, Fireweed e Five-Flower Formula (Rescue).

Mint Bush – Sistema do Bush Flower Essences – Australia. Essência floral que oferece apoio e nutrição emocional àquele que está iniciando uma jornada espiritual ou está em meio a uma iniciação espiritual, que pode ser vivenciada como um momento de atribulação, ou como se a pessoa estivesse sendo testada até o limite, gerando sensação de caos, vazio, confusão ou perturbação. O sentimento predominante nestes casos é de que está tudo muito difícil, mas sem desespero total (característica tratada pela essência floral Waratah). Ela traz habilidade para enfrentar este momento, com calma e clareza, e para sair do sentimento de caos e perturbação.

Red Suva Frangipani – Sistema do Bush Flower Essences – Australia. Traz calma, sensação de estar nutrido emocionalmente e aliviado da tristeza que se sente quando um relacionamento afetivo está passando por momentos muito difíceis ou desafiadores, e também, para quando um relacionamento termina gerando grande intensidade e dificuldade emocional com confusões emocionais que oscilam entre amor, raiva, tristeza, ressentimento. Ela trata a grande dor emocional e a tristeza que surgem nessas situações.

Gorse – essência floral do Dr. Bach. Uma essência floral para o resgate do otimismo e da esperança, quando já não acreditamos mais na possibilidade do bem, do belo e do amor ressurgirem em nossas vidas.

Califórnia Wild Rose – Flower Essence Society – Califórnia. Essência floral que resgata a vontade e a alegria de viver, renovando o interesse e o amor pela vida.

Olive – essência floral do Dr. Bach. Essência floral a ser usada quando sentimos que nossas forças vitais, nossas forças mentais ou emocionais se exauriram. Renova a disposição, ajuda a dissipar o cansaço e a exaustão.

Forma de uso sugerida: após escolher a(s) essência(s) floral(is) e ou a(s) fórmula(s) de floral(is) tomar 4 gotas, no mínimo, 4 vezes ao dia. Podendo ser utilizada também a cada dez minutos, meia hora ou a cada hora, dependendo da gravidade e da necessidade pessoal.

O uso dessas essências florais não substitui o tratamento com um terapeuta floral quando é imprescindível a terapêutica através de consultas regulares.

* imagem da carta de tarot A Torre de Luis Royo – http://lcart1.narod.ru/image/fantasy/luis_royo/tlt/luis_royo_tarot_la_torre.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *